Os Cães sentem culpa?

É talvez das situações mais ouvidas… “ele sabe que fez asneira!”

Quando o “ele” é o nosso cão, garanto-te que ele não sente culpa nem sabe que fez alguma coisa que te desagradasse!

Muito por culpa da Disney, humanizamos os cães e antropomorfizamos muitos dos seus comportamentos.

Mas posso-te garantir que ele sabe que tu viste (ou vais ver) alguma coisa que não te agrada e já está a utilizar toda a comunicação que conhece para te pedir calma!

Em primeiro lugar, os cães são eximios leitores da nossa linguagem não verbal, desde a mudança de respiração, à tensão dos gestos até ao tom de voz e à agitação, todos são elementos indicadores de que alguma coisa não está do nosso agrado e, portanto eles fazem tudo o que sabem para nos acalmar.

E muitas vezes perguntam-me, se é assim porque é que o meu cão já está com esta cara quando eu abro a porta e ainda não vi nada! Eu até já sei, que me espera alguma asneira!

Porque os cães não são humanos, mas também não são burros! 🙂

Aprenderam por experiências anteriores que, por exemplo, esponja espalhada pelo chão, nos deixa aborrecidos! Agora, eles não espalharam esponja pelo chão, eles morderam um bocado de pano fofinho que até se parece com os seus brinquedos!

Não há a relação causa-efeito, que nós fazemos.

Agora, se conseguires ensinar, sem castigos, que as almofadas não são brinquedos, tens a chave para melhorares o vosso entendimento.

Mais dúvidas sobre este tema? Fala Comigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.