Os outros cães

Conhecer outros cães é um importante passo na sociabilização dos puppies! Com alguns cuidados e bom senso, este é uma importante etapa no crescimento e desenvolvimento saudável dos cães.

Quando deixamos os nossos puppies interagir com outros cães é importante saber se esses cães são saudáveis, têm as vacinas e as desparasitações em dia. Algum bom senso e cuidado na 1ª fase das vacinas é o ideal, depois conforme eles vão crescendo podemos relaxar mais um pouco.

No contacto com novos cães é necessário perceber se o outro cão se sente confortável com a aproximação do nosso puppy e para isso é importante conhecer a comunicação canina (O meu curso “Falar Canês” dedica-se a isso mesmo). Havendo uma aproximação à trela, devemos ter em conta que os cães têm os seus movimentos limitados e portanto não conseguem comunicar tão bem, portanto deixa a trela  com espaço para que os cães se possam aproximar e afastar. Aqui muitas vezes o desafio é conseguir que as trelas não se enrolem. Eu, por norma. costumo baixar-me e colocar a trela no chão, para que possam passar por cima sem se enrolarem.

É importante compreender que os cães têm um modo próprio de se cumprimentarem que é cheirando-se, portanto não queiras que eles se cumprimentem com a simples aproximação do focinho, isso é um grande gerador de conflitos entre eles.

Quando estão a passear, uma boa maneira de te aproximares de outros cães é deixar a trela com folga e abrandar o passo, deixar os cães cheirarem-se e depois de alguns momentos, chamar o teu cão, recompensá-lo e seguir o teu caminho.

Nas interacções com cães adultos, terá que ter em atenção não deixar o seu cão ser massacrado de modo a que ele deixe de gostar da  interacção, mas também não o deixar massacrar os outros cães. Cães adultos e sociáveis normalmente são tolerantes com cachorros, mas às vezes sentem necessidade de os colocar no devido lugar! E está tudo bem, desde que não existam exageros.

Mais dúvidas sobre este tema? Fala comigo!

Conhece o Kit do Cachorro aqui:

https://bit.ly/2W5WLuH

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.