Reações e Respostas

Os cães, especialmente os puppies, requerem muita da nossa atenção e procuram obtê-la a todo o custo. Passam muito do seu tempo a observar-nos, de modo a conseguirem o melhor modo (do ponto de vista deles) de terem a nossa atenção.

Tendo isto em mente, analisa quando é que interages com o teu cão?Quando ele está descansado na cama ou deitado tranquilo a observar a movimentação da casa ou quando ele anda aos saltos ou rouba algo que não lhe pertence?

Se a tua resposta é quando ele está aos saltos ou a roubar algo, então quero-te dizer que  que estás a reforçar essas acções com a tua atenção e essa não é a melhor estratégia.

Tudo é um jogo para o cão!

Se fores correr atrás dele porque roubou uma meia, ou qualquer outra coisa e mesmo que depois ralhes com ele, a perseguição é um jogo tão interessante que a recompensa surtirá efeito e o momento final em que ralhas e colocas de castigo, já não tem relação com o roubo da meia.

Aprende a recompensar o teu cão com atenção ou mesmo com um biscoito sempre que ele está calmo e ignora os momentos de euforia quando não desejados.

Mais fácil falar que fazer, porque é fácil distrairmo-nos e querermos despachar o que temos para fazer quando o cão está calmo, mas tens que pensar nesta abordagem como um investimento para o futuro.

 Em casos que não possas ignorar a asneira feita, sê assertivo, chega perto do teu cão, troca o que ele roubou por um brinquedo adequado e termina a interacção, sem grande atenção e mantendo a gentileza.

Assim indicas-lhe o que funciona para ter a tua atenção.

 Mais dúvidas sobre este tema? Fala comigo!

Conhece o Kit do Cachorro aqui:

https://bit.ly/2W5WLuH

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.