Quantas vezes, já me disseram “ele não pára, posso passar uma tarde inteira a atirar-lhe a bola, que quer sempre mais! Nunca se cansa!”
Verdade, a energia de alguns cães é enorme, chegando a haver situações em que temos que os parar, por excesso de exercício, que também não é saudável.
Sabem aquela criança que de tão cansada, fica elétrica e não para? Com os cães pode acontecer o mesmo, eles sentem necessidade de gastar as energias que têm e é preciso um equilíbrio nesse consumo de energia.
Porque para além do desgaste físico, eles também precisam de cansar a cabeça. Precisam de ver o seu cérebro estimulado, para também se sentirem cansados mentalmente.
Quando passeiam por sítios novos e os cães passam o tempo a cheirar tudo, não estou a falar do passeio rotineiro, mas daqueles passeios de uma tarde inteira por zonas de mato ou parques, os vossos cães não chegam a casa mais calmos, sem grande exercício? Passaram o tempo a cheirar coisas novas, a processar toda a informação, a seguir rastos de outros animais e isso também cansa!
Em casa, podemos cansá-los também com jogos que lhes façam utilizar a cabeça, seja através de treinos, seja por brinquedos de estimulação mental, seja por jogos criados dentro da família. Desde um trilho de ração a um jogo de busca, ou ração espalhada pela relvado de casa, são tudo jogos que fazem de uma refeição um jogo muito mais estimulante que o aborrecimento da comida na taça.
Portanto, para mim, as taças dos cães servem para colocar água. As refeições servem para criar vínculo com os tutores e exercitar a mente!
Os passeios são necessários e importantes e não devem deixar de ser feitos, mas o cérebro também é um músculo que precisa de exercício!
Mais duvidas sobre este tema, fala comigo.