Xixis no Local Certo

O dilema mais conhecido e temido de qualquer tutor de cachorro é conseguir que o seu cão, com semanas de vida, faça as necessidades no local certo.

Acompanhei, há pouquíssimo tempo, a chegada de um cachorro à sua casa nova e se nos primeiros 2 dias a situação estava relativamente calma, com a chegada do fim de semana, visitas na casa e crianças a correr, transformou a casa num WC gigante.

A primeira coisa que a Joana me disse foi “ele está a desaprender, já não vai ao resguardo, faz onde calha!”

Será que isto já lhe aconteceu?

O que fez ou faria?

Vamos procurar culpados ou soluções? Eu prefiro as soluções!

Porque o cachorro não está a desaprender, só é demasiado pequeno para controlar a sua bexiga e demasiado infantil para parar de brincar. Não o castigue, não se zangue.

Controle o ambiente e as atividades, descubra como e quando deve colocar o seu cão a descansar e quando é obrigatório levá-lo à zona de xixis, para diminuir os erros.

Um cachorro entre os 2 e os 5 meses, aqui varia bastante com o porte do cão em adulto, precisa de dormir bastante e como as crianças, se fica demasiado excitado pela privação das suas sestas, começa a ter comportamentos erráticos e sem sentido o que leva entre outras coisas, a xixis no local errado. 

Estar demasiado distante, do local onde deve fazer as necessidades, também não o ajuda a acertar, por isso ajude-o a acertar não o deixando “livre, leve e solto” pela casa, a toda a hora.

Por último nas dicas de hoje, peço também que recompense as vezes que o seu cachorro faz o local certo, para assim ele perceber que o seu esforço não é ignorado.

Partilhe e ajude outros tutores a melhorarem a performance dos seus cachorros, fazendo todos mais felizes!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.